sábado, 6 de setembro de 2014

He-man, e os Mestres do Universo - Filme

Fala galera, cá estou eu aqui novamente para mais uma resenha de filme do fundo do baú.

E o filme de hoje é He-man e os Mestres do Universo, filme esse que eu fui me lembrar que existia em um bate papo com um veterano da faculdade durante um lanche na cantina.

Lançados nos cinemas em 1987 (tinha que ser na década de 80's, alguém tinha dúvida?) o filme é estrelado por Dolf Ludgren (e quem mais naquela época poderia fazer esse papel?)

A HISTÓRIA:

Tudo começa quando He-Man e seus amigos lutando contra o exército do Esqueleto, descobrem um duende (duente? acho que sim) chamado Gwildor, e então percebem que o Esqueleto na verdade quer a sua cabeça devido a uma invenção poderosíssima criada usando frequências de som, cuja combinação de notas é capas de abrir portais dimensionais que levam a outros mundos, e um desses "instrumentos" está nas posses do terrível vilão.






Durante uma invasão ao castelo, os heróis acabam sendo descobertos e quase derrotados pelo Esqueleto, mas Gwildor de última hora abre um portal aleatoriamente por onde todos fogem.

E é claro, o portal leva os heróis justamente para o nosso planeta Terra, e separa os aventureiros da "chave" que acaba sendo encontrada por um jovem humano. E ainda pra fechar o pacote azar, o Esqueleto consegue rastrear o portal e visitar a Terra com seu exército do mal.

A missão dos aventureiros é re-encontrar a chave do portal, salvar as pessoas da Terra do vilão Esqueleto, voltar para Etérnia e destruir as chaves, enfim, salvar o dia.


O FILME:

Devo adiantar logo de cara que eu consegui esse filme dublado, igual ao oque eu assisti quando criança na casa dos meus primos em São josé dos Campos. (E sim eu lembro disso, não me pergunte porque, mas me marcou isso na infância.)

E que dublagem mais horrível, posso dizer com segurança que foi a pior dublagem que eu já vi na minha vida. Se você é daqueles que gosta de redublagens cômicas, e está acostumado com dublagens ruins, e fora de sincronia, ainda assim você vai achar essa dublagem péssima.

Além das vozes não combinarem com os personagens, serem dessincronizadas, eu tive a ligeira impressão de que um dos personagens tem o dublador trocado no meio do filme! Fora que os dubladores não sabem "atuar", quando rola uma cena de ação com alguns gritos ou fonemas do gênero, os dubladores o fazem com a emoção mais falsa possível, sério gente, é patético.

Mas agora já descasquei oque o filme tinha de pior, vamos falar mal de outras coisas.

Tudo bem que um filme desses nãos e espera roteiro né? A adolescente encontra o He-Man e já vira amiga dele, e já confia nele, e já anda sozinha na rua com um cara de 2 metros de altura, gigantesco de músculos, usando praticamente apenas uma tanga como roupa e ela fica de boa, claro, muito normal, a gente vê isso todos os dias na rua.



É como falei, tudo bem né? É pelo bem da história. A impressão que me passou, é a de que eles improvisaram uma história em que o He-Man ia para o planeta Terra só pra não ter que gastar mais com estúdio e locação, mas que pão duragem hen produção?

Então o máximo que eu posso avaliar de cenários é o castelo do Esqueleto, muito bem, é bacana, só isso.

Agora, o figurino é muito bem feito, fora do que se espera, os personagens são muito mais Cyberpunk do que Medieval Fantasy, achei errado, tem que rever isso ai! E eles usam armas a laser também, não me lembro de armas a laser no desenho do He-man, mas posso estar enganada...

Fora que em um universo com armas a laser, porque diacho usariam uma espada pra lutar? Ainda que a espada mágica do "eu tenho a força", não faz sentido.

Acredito também que eles poderiam ter sido mais fieis ao figurino original dos personagens do desenho, por mais que fosse uma adaptação, universo Fantasy aceita esse tipo de figurino surreal, o He-man já estava usando só uma sunga mesmo, que diferença faria?



Mas se é pra falar bem de alguma coisa, fica por conta da maquiagem, sempre o ponto forte dos anos 80's, em época de falta de computação gráfica, utilizar robôs e maquiagem era oque tinha pro momento, e funcionava extremamente bem! (Já falei e repito, não custa nada né? Hollywood deve focar mais em maquiagens e fantasias, assim como em autômatos, e menos em computação gráfica, porque fica simplesmente ridículo e falso por qualquer defeito. Ou a Computação gráfica é impecável, ou fica péssimo, fora que ainda existe a possibilidade de se "retocar" detalhes com computação gráfica em toda a maquiagem e robôs, portanto, sem desculpas)

O Esqueleto ficou muito bacana, tão bacana quanto o bigode do amigo do He-man, bigode respeitável o daquele cara. E antes que eu me esqueça de comentar, me lembrei agora, o exercito do Esqueleto parece tirado diretamente do Starwars, é como se tivesse sobrado roupas e trajes da produção do filme e eles tivessem pegado emprestado pra fazer esse, se bobear, ainda foi isso mesmo.

E pra finalizar, trilha sonora, porque eu adoro trilha sonora... não percebi a trilha. Não fez a menor diferença, e a sonoplastia do filme é bem fanfarrona, ruinzinha, fraquinha.



E AI CAROL? OQUE QUE ACHOU?

Ué? Péssimo. Mas assistível. Mentira, não percam o tempo de vocês. Tudo bem podem ver.

Agora piadas e brincadeiras a parte. He-man é mais um daqueles filmes do fundo do baú que super vale pela nostalgia e saudosismo, e também pra quem é fã, mas é ruim gente, não se iludam.

Se vocês quiserem ver com os amigos pra dar risada, pra se divertir, super apoio, sessões de cinema em casa com filmes trash pra fazer a alegria da galera, mas agora, ver por prazer? Só se vocês forem masoquistas.

Mas se anima vocês, eu já vi filmes piores, aquele João e Maria, Caçadores de Bruxa é um deles. (Na resenha quando fiz fui bem delicada, até porque não estava inspirada pra escrever, e fiquei com medo de ofender as pessoas que gostaram, sabem como é né? Tem que pisar em ovos)

[...]

E por hoje é só galera, sem mais tirações de sarro, confiram o trailer do filme, e divirtam-se com os defeitos  efeitos especiais:

[...]

Nossa até o trailer é deprimente...

Mas agora falando sério, bom galera arrumei uma rotina de postagens bem bacana, separei todos os meus sábados de manhã umas duas horas pra fazer tudo para o blog, agora sem mais desculpas, as postagens voltaram a ser regulares, até porque, eu tenho quilos de filmes no PC pra assistir, e mais quilos de jogos pra jogar, e mais kg de bandas pra ouvir... enfim, deu pra entender né?

E por hoje é só galera, até mais.

Um comentário:

  1. pow.. ninguem tem esse filme completo.. queria ver.. fui no cinema na infancia ver rsrs

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook