quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Modern Krark Eggs

Depois do banimento do Second Sunrise, o deck eggs perdeu-se quase completamente devido a sua carta chave ser extinta. Contudo, recentemente encontrei um eggs um tanto diferente. A mudança começa no foco de geração de mana ao invés de tentar comprar o deck inteiro. Outras mudanças são a base de mana e as formas de finalização.


Como 56,67% do deck são cartas de artefato, a principal carta do deck é Krark-Clan Ironworks. Assim, sempre que sacrificamos um artefato ganhamos duas manas incolores. Como se sacrifica o artefato, utiliza-se artefatos que ao deixarem o campo ou quando entram façam alguma coisa a mais, principalmente comprar mais cartas.




Para não depender exclusivamente de uma única carta chave contamos com outro recurso para acelerar o nosso jogo:
Urza's Lands -> não existem terrenos que gerem tantas manas quanto estes no formato. Como é possivel transformar as manas incolores com coloridas a partir dos artefatos que serão revelados, a aceleração permite voltar o deck pra utilizar os finalizadores com maior facilidade.
Etherium Sculptor -> além dele contar como um artefato, podendo ser sacrificado pelo KCI (Krark-Clan Iroworks), ele diminui o custo de mágicas de artefatos em uma mana incolor. Assim poderemos baixar a maioria dos artefatos de graça e, com mais de um Sculptor, o número de artefatos baixados de graça aumenta.


Partindo para os eggs que, para que não conhece a origem, são artefatos que tem efeitos semelhantes aos seguintes artefatos: http://gatherer.wizards.com/Pages/Search/Default.aspx?action=advanced&name=+[egg]+[egg]&type=+[%22Artifact%22]&cmc=+=[1] . Repare que todos eles transformam a mana e da uma draw.
Chromatic Star/Sphere -> são eggs que transformam uma mana. a Star tem vantagem de poder ser sacrificada pelo KCI e da uma draw, diferentemente da Sphere.
Conjurer's Bauble -> além da draw, essa carta envia uma carta do cemitério pro fundo do grimório. Assim, caso o grimório esteja vazio, pode-se voltar a carta escolhida para ter certeza de ser comprada possibilitando ciclos infinitos que, muitas vezes, resulta na vitória.
Elsewhere Flask/Prophetic Prism -> fator de draw e possibilitam transformar a mana.
Ichor Wellspring -> consegue facilmente dar duas draws.



Por causa do banimento de Second Sunrise, o deck necessitou de uma nova carta para poder trazer de volta os artefatos. A resposta é Open the Vaults. Embora bem mais pesada, tem-se a vantagem de voltar todos os artefatos do cemitério, inclusive de turnos anteriores. Assim, sempre que um Vaults é resolvido temos todo o ciclo de novo, que muitas vezes encontra o segundo Vaults e assim por diante. Como o foco é gerar mana e há o fato de não termos Lotus Bloom, usamos uma única cópia de Faith's Reward. Geralmente essa única cópia é usada no mesmo turno em que um Vaults é resolvido.


Agora a parte mais curiosa que são os finalizadores. Com tanta mana é de se esperar algo que tenha grandes chances de vitória, deixando poucas ou quase nenhuma resposta para o oponente. A primeira é a criatura mais poderosa já lançada: Emrakul, the Aeons Torn. Com a proteção, aniquilador 6, 15/15, incounterável e, além de tudo, um turno extra torna-o a escolha perfeita. A segunda opção é de dano direto, castando uma imensa bola de fogo ou melhor dizendo Banefire que novamente não pode ser anulado.


Outra maneira de finalizar é destruindo as permanentes constantemente com Spine of Ish Sah. Toda vez que ela entra em jogo, você destrói uma permanente a sua escolha e sempre que ela vai para o cemitério vindo de jogo, ela é retornada para a mão. Desse modo, pode-se sacrificá-la com KCI destruindo de duas a três permanentes por turno. Geralmente quando isso ocorre, principalmente quando se visa a base de mana, ocorre a desistência.


Finalizando temos dois tutores:
Expedition Map -> para buscar o terreno urza
Fabricate -> buscando KCI ou até mesmo o Spine of Ish Sah. Não é incomum buscar o expedition quando se visa completar os três urza's land.



Segue a lista:

2  Adarkar Wastes
3  Plains
4  Urza's Mine
4  Urza's Power Plant
4  Urza's Tower

17 lands

1  Emrakul, the Aeons Torn
4  Etherium Sculptor

5 creatures
1  Banefire
4  Chromatic Sphere
4  Chromatic Star
4  Conjurer's Bauble
4  Elsewhere Flask
1  Expedition Map
2  Fabricate
1  Faith's Reward
4  Ichor Wellspring
4  Krark-Clan Ironworks
4  Open the Vaults
4  Prophetic Prism
1  Spine of Ish Sah

Por hoje é só, até uma próxima. Dúvidas, críticas e sugestões sempre serão bem-vindas.

Wellington C. M.   

Um comentário:

  1. Excelente post! Cheguei até ele justamente porque estou montando um Modern Eggs e andei pesquisando a respeito. Eu não sei se usar o Tron é a melhor saída, pois tem que usar mapa da expedição pra buscar as Urzas lands... Emrakul no deck é o pior drawback que pode existir! Já pensou se algum efeito mandar o Emrakul pro cemitério? Todos os artefatos que eu sacrifiquei pra gerar mana vão voltar pro deck e não vai ter uso nem pra Open the Vaults ou pra Faith's Reward! Emrakul tem que ficar longe do deck! Banefire é muito bom! Tou pensando em usar junto com Codex Shredder. Outra coisa muito boa é Grinding Station! Open the Vaults e Faith's Reward trazendo milhões de gatilhos pra Grinding Station e secando o deck!

    No geral, muito bom! Show de bola o post! Parabéns!

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook