segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Legacy Quest for Relic

Hoje o deck a ser apresentado irá relembrar os tempos de Standard em que a Stoneforge e o Jace TMS ainda eram válidos. Desta vez irei apresentar duas listas diferentes, uma mono cor e outra com splash. A lista mono cor é barata comparada a maioria dos decks Legacy, enquanto com o splash a lista da uma encarecida de quase R$2.000,00.



Primeiramente irei falar da lista mais em conta e posteriormente falarei sobre a adição do splash. O deck é mono White e é baseado em descer e atacar com equipamentos o quanto antes. Focando-se nisso, teremos duas cartas chaves para a estratégia:
Stoneforge Mystic -> além de tutorar qualquer equipamento para a mão, sua habilidade ativada permite descê-los com velocidade instantanea e sem ter a chance de ser anulado.
Quest for the Holy Relic -> é um encantamento que necessita de um deck focado nele para ser ativado rapidamente. A exigência da missão é descer 5 criaturas, assim que concluída ela tutora um equipamento diretamente pro jogo e já equipado em uma criatura.


Para completar a missão da reliquia utiliza-se criaturas que entram rapidamente em campo ou que podem trazer mais criaturas consigo:

Ornithopter / Memnite -> ambos custam 0 mana para descer, o que acaba sendo perfeito em termos de agilidade.
Glint Hawk -> por uma única mana temos uma criatura 2/2 com voar. Seu custo de retornar um artefato para a mão é útil pois retornando Ornithopter ou Memnite colocaremos mais um marcador na missão.
Squadron Hawk -> sua habilidade de puxar os outros 3 Squadron do deck da a longo prazo 4 dos 5 marcadores necessários para completar a missão.


Para suporte tem-se Mother of Runes, que pode proteger as criaturas de remoções, evitar bloqueadores, e Puresteel Paladin que, além de ser uma draw engine, permite equipar as criaturas de graça mesmo com equipamentos mais pesados.


Finalizando temos a adição do terreno artefato Ancient Den para facilitar a entrada do Glint Hawk e o metalcraft do Puresteel Paladin e a remoção branca mais rápida e uma das mais eficientes do formato: Swords to Plowshares.


Cada equipamento do deck é único e tem uma função para cada situação:
Umezawa's Jitte -> é o equipamento que vence guerras inteiras sozinhas, além de ser multifuncional. Recuperar vida, buffar e destruir criaturas do oponente torna a Jitte uma ameaça constante.
Batterskull -> além do fato dela trazer uma criatura consigo, sempre que ela for ser destruida pode-se retornar para a mão, o que acaba sendo muito importante no late game. É um ótimo equipamento para vencer a race.
Sword of Fire and Ice -> as proteções são muito úteis contra remoções e para passar bloqueadores, e como bonus consegue dar um choque e uma draw. Ótima contra decks que só usam remoções vermelhas e para passar daquele TNN.
Sword of Feast and Famine -> a proteção é semelhante a de Fire and Ice, contudo essa espada é muito utilizada contra combos, afinal descarta uma carta todo turno atrapalhará a junção das cartas combo chaves.
Argentum Armor -> é a maior novidade para muitos nos equipamentos. É super poderoso, simplesmente um Vindicate por turno, podendo destruir desde Planeswalker até a base de terrenos.


Segue a primeira lista:

16 Plains 4 Ancient Den 4 Glint Hawk 3 Puresteel Paladin 4 Memnite 4 Mother of Runes 4 Ornithopter 4 Squadron Hawk 4 Stoneforge Mystic 4 Swords to Plowshares 4 Quest for the Holy Relic 1 Umezawa's Jitte 1 Batterskull 1 Sword of Fire and Ice 1 Sword of Feast and Famine 1 Argentum Armor
A segunda versão acaba sendo mais competitiva pelo simples fato de ter mais poder de compra. A substituição é a saída dos Squadron Hawk pelos Dark Confidant. Pela adição do preto, a base de mana encarece. A outra vantagem do splash pra preto é de mais recursos para o sideboard.


Segue a lista com splash preto:
4 Memnite 4 Ornithopter 4 Glint Hawk 4 Mother of Runes 4 Dark Confidant 4 Stoneforge Mystic 3 Puresteel Paladin 4 Swords to Plowshares 4 Quest for the Holy Relic 5 Plains 4 Ancient Den 3 Windswept Heath 1 Arid Mesa 4 Marsh Flats 3 Scrubland 1 Argentum Armor 1 Sword of Feast and Famine 1 Sword of Fire and Ice 1 Batterskull 1 Umezawa's Jitte

Até uma próxima. Dúvidas, críticas e sugestões sempre serão bem-vindas.

Wellington C. M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook