domingo, 15 de dezembro de 2013

Pauper Goblins

Hoje falarei sobre um deck clássico que aparece em praticamente quase todos os formatos: Goblins. É uma raça polêmica e de duas, uma: você adora ou odeia eles. Agressivos por natureza, sempre em bandos enormes e com uma incrível facilidade de aumentar seu exército. O formato desta vez será o pauper, atendendo uma sugestão.





O deck é Aggro e tem as seguintes distribuições: 36 criaturas, 7 feitiços/instants e 17 lands, sendo dentre elas 30 cartas de CMC 1. Começarei pelos melhores drop 1 para iniciar a partida.

Goblin Cohort/Mogg Conscripts -> de começo um 2/2 garante uma postura bem ofensiva logo de cara e baixar criatura para que eles possam atacar não será nunca um problema.
Foundry Street Denizen -> embora ele seja 1/1, ele consegue facilmente no segundo turno bater 3/1, conseguindo ser mais agressivo que seus irmãos ai em cima.


Agora partiremos para os goblins de sacrificio e suas interações:
Goblin Sledder/Mogg Raider -> são os responsáveis para uma série de jogadas do deck e o bônus de +1/+1 consegue levar blocker ou até mesmo buffar aquela criatura que passou batida.
Goblin Arsonist -> é um bicho estilo mogg fanático, só que tem a vantagem de poder atacar/bloquear e ainda causar um ponto de dano. Junto com os goblins de sacrificio, funcionará como mogg fanático.
Mogg War Marshal -> são 3 goblins em uma única carta. Junto com os goblins de sacrificio poderá forçar a entrada do terçeiro goblin e aumentar ainda mais o poder de um foundry street.
Death Spark -> é a carta que mais se beneficia dessa série de sacrificios, pois dessa forma ela sempre retornará.




 O deck contém algumas remoções que podem, além de tirar aquela criatura no meio do caminho, servir como finalizadoras.
Lightning Bolt/ Chain Lightning -> são as melhores remoções possíveis para o vermelho, rápidas o bastante para continuar na race (e até ganhar vantagem) por apenas uma mana.
Sparksmith -> sim, ele conta como finalizador, pois caso ele seja usado de maneira errada, ele irá te matar. A vantagem dele é que é uma remoção constante e é um goblin.



E como própriamente finalizadores temos:
Fireblast -> embora na lista que irá ser apresentada contenha uma única cópia, 4 pontos de dano jogados de graça muitas vezes será o necessário para termina o serviço dos goblins
Goblin Bushwacker -> é a estrela do deck. No turno em que ele entra kickado seu exército de goblins possivelmente acabará com o restante dos pontos de vida ou deixar na linha vermelha a ponto de um burn conseguir finalizar. Note que o bônus também é dado para ele, assim ele já entra por si só batendo 2.


Partindo para o side tem-se cartas notáveis para matchs especificos.
Gorilla Shaman/Smash to Smithereens -> affinity é um deck que costuma ser trabalhoso por possuir criaturas gordas (resistencia elevada, em média 4/4) e rápidas. Desse modo com o gorilla mira-se nos terrenos de forma a acabar com a base de mana e o smash também para a base de mana ou mirando nas criaturas artefatos.
Electrickery -> ótima contra baralhos agressivos e é uma das poucas respostas para destruir criaturas hexproof, principalmente contra o GW que consegue recuperar vida graças ao lifelink de seus encantamentos.




Pyroblast/Red Elemental Blast -> Mono Blue é o deck que mais tem presença no formato e, querendo ou não, acaba sendo um match complicado. É uma alternativa também de atrasar combos como o do Esper.
Raze -> atrasar o oponente por uma única mana com a perda só de um terreno (que não irá fazer diferença) pode tirar as esperanças do oponente de impedir seu exército. Ótima carta contra decks que abusam de terrenos "especiais" como Esper combo e o Urza tron.
Sylvok Lifestaff -> é o melhor equipamento para se ganhar na race.


Segue a lista do deck:

4x Foundry Street Denizen
4x Goblin Arsonist
4x Goblin Bushwhacker
4x Goblin Cohort
4x Goblin Sledder
4x Mogg Conscripts
4x Mogg Raider
4x Mogg War Marshal
4x Sparksmith

1x Death Spark
1x Fireblast
4x Lightning Bolt
1x Chain Lightning

17x Mountain

Sideboard

2x Gorilla Shaman
1x Death Spark
3x Electrickery
4x Pyroblast
2x Sylvok Lifestaff
2x Raze
1x Smash to Smitheerens

Até uma próxima. Críticas e sugestões sempre serão bem-vindas.

Wellington CM     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook