quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

As maiores Bruxas de todos os tempos

Tudo bem que no fundo no fundo essas não serão as maiores ou melhores de todos os tempos, mas eu trago aqui para vocês a melhor coletânea que eu fui capaz de fazer com todas as bruxas que eu consegui me lembrar nesse super especial de Halloween do Terra das Fábulas.

Então vamos lá que hoje o post vai ser longo hen!

Elvira

Essa é das antigas, quem nasceu na décade de 80 ou 90 provavelmente cansou de assistir esse filme na sessão da tarde. Como eu já falei em outro post, eu quando via esse filme achava que era mesmo um filme de bruxa e tudo mais, ao assisti-lo mais velha, eu me dei conta de que se tratava de uma comédia e das bem pastelonas. (Fora o apelo sexual da personagem, convenhamos...)





A título de curiosidade, eu achei uma foto da atrís que interpretava essa personagem fora dessa maquiagem toda caricada a Cassandra Peterson , olhem que diferente.





Bruxa Eva

Outra bruxa moradora oficial da Sessão da tarde, o engraçado desse filme é que eu nunca o vi inteiro, sempre que eu ia assisti-lo algum primo chegava na sala e dizia: "De novo? Já passou esse filme várias vezes, tira dai!" e eu só tenho na memória algumas poucas cenas. (O garoto virando um rato foi a que eu mais cansei de ver, diga-se de passagem...)

A atriz Angélica Huston acabou ficando marcada com esse tipo de personagem, ela também é a eterna Mortícia da Família Adams.


Bruxa má do oeste

Quem me conhece sabe que O Mágico de Oz é na minha opinião o melhor filme de fantasia de todos os tempos. A Bruxa má do oeste é nada mais nada menos do que a maior referência de bruxa até hoje. Com essa pele verde, esse nariz de colocar inveja em qualquer judeu, a roupa e o chapel bem caricato, e é claro, a risada maligna e divertida que eu e meus primos sempre utilizamos como referência na hora de fazemos as nossas competições de melhor imitação. (Guilherme é sempre o campeão, melhor risada de bruxa que já ouvi na vida!)



Sabrina aprendiz de feiticeira

Sim, ela não poderia faltar. Sabrina a Aprendiz de Feiticeira, era um seriado da Nickelodeon dos anos 90's, eu assistia quando era criança, até gostava.

Inicialmente ele era um filme, desses bem água com açucar sessão da tarde, mas desses que quando passa a gente fica triste e não feliz. Mais tarde transformaram em uma série, a protagonista Sabrina era uma garota descendente de bruxos que deveria seguir seu treinamento na arte da magia, que era ministrado por suas tias.

Além disso, ela contava com a companhia de um poderoso magoc, chamado Salem, que estava amaldiçoado a muitos anos na forma de um gato preto. Na série as vezes era um gato normal, as vezes um boneco de marionete provavelmente controlado por controle remoto e dublado por alguém. Quando eu era criança isso já era feio de se ver, hoje deve ser pior ainda.


Bruxa do 71

Mas é claro que a nossa Dona Clotilde não poderia ficar de fora. Tudo bem que ela nem é uma bruxa de fato coitada, mas é considerada, então ta valendo.

Confesso pra vocês que quando eu era criança, não assistia muito Chaves, simplesmente porque não gostava. Porque? Pocha o seu Madruga só se ferrava! Que ódio daquela Dona Florinda.

O cara era gente boa, trabalhador. Reparem como ele sempre estava fazendo um bico, e ninguém pagava nem dava valor a ele. O cara era um pai solteiro pelejando pra criar a filha, então aparecia a Dona Florinda, a dona de casa chata que vive as custas da pensão do ex marido, que sempre recebe o professor Girafales em casa e coloca o Kiko pra fora. Você, acha mesmo que aqueles dois ali só tomavam uma xícara de café? Hun... eu sabia daqueles dois! E no final, ela culpava o seu Madruga pelas bobagens do Chaves e ele ainda apanhava. Que ódio!

E bem, oque o seu Madruga tem haver? Tudo, ele era a paixão da Bruxa do 71, só isso.


Feiticeira Branca Nárnia

Tudo bem que ela é conhecida como uma feiticeira, mas essa distinção entre feiticeira e bruxa é muito polêmica, então não vou entrar no mérito de discutir isso aqui.

De qualquer forma, eu adorei os livros de Nárnia, muitos não gostam por ser demasiadamente infantil. Eu já gosto justamente porque eles cumprem perfeitamente bem o seu papel como livros para crianças.

Já a rainha Jadis, o nome da feiticeira branca, é uma personagem bem legal, que tem uma história muito bizarra. Sem spoilers, vocês precisam ler o livro 'O Sobrinho do Mago' pra saber qual é a origem dessa misteriosa mulher.

O mais legal a respeito dela, é que ela possui algum encanto que enfeitiça todos os homens que a olham, eles sempre ficam maravilhados com a sua presença, mas as mulheres não sentem absolutamente nada. Curioso eu diria.

No livro ela é enorme, tem quase 2m de altura, já no filme fizeram ela com um visual muito estiloso, não sei de quem foi a ideia, mas eu adorei esses dreads. Por favor não me julguem, mas eu achei muito legal mesmo.


Bruxa de Endor

Nessa brincadeira de pedir no face sugestões para fazer um post bem completo, eu me deparei com bruxas da qual eu nunca havia ouvido falar.

Bruxa de Endor é um personagem da bíblia, mais precisamente do antigo testamento.

Resumindo quem é essa figura, é uma necromante consultada pelo rei Saul sempre que ele desejava entrar em contato com o espírito de Samuel.

E isso é tudo oque eu sei sobre ela. Não me façam perguntas tão difíceis, eu mal tenho tempo de escrever uma linha, quem dirá pesquisar a fundo uma figura bíblica, eu hen.


Bruxa Onilda

Ah, as trigêmeas, como eu adorava esse desenho. E faz tanto tempo que eu não o assisto.

Bruxa Onilda era a vilã dessa série de livros infantis trazida para o Brasil pela editora Scipione. Eu me lembro que em 2006, a minha prima havia sido chamada pra trabalhar na bienal do livro com essa editora, gente era divertido demais. Pra quem não sabe, a Scipione também é a editora da coleção "Salve-se quem puder", aqueles livros que misturam história com quebra-cabeças e desafios, os livros que marcaram a minha infância e foram responsáveis pelo gosto que eu tomei pela leitura.

Recomendo pra todo mundo, inclusive pra quem tem filhos/irmãos/primos/sobrinhos, enfim, mais novos e gostaria de estimula-los a ler, essa é uma excelente porta de entrada no mundo dos livros.


Morgana

Morgana, como não falar de Morgana. Esse nome é um mito!

Segundo a lenda do rei Arthur, Morgana era sua irmã mais velha, e também era uma bruxa que vivia tentando atrapalhar os seus planos, além de ser inimiga de Merlin.

Porém, Morgana é uma referência para diversas histórias, e muito além disso, a lenda do rei Arthur é contada de diversas maneiras. Infelizmente só tive a oportunidade de ler As Brumas de Avalon (ainda não assisti ao filme), nessa história em específico Morgana é uma das protagonistas, e ela é a maior bruxa de todos os tempos, algo que em termos de protagonista de livros eu acho bem chato e clichê, não gosto desses protagonistas espetaculares e indestrutíveis, gosto quando eles são mais simples e comuns, como a gente.

Mas enfim, o importante é que o nome Morgana carrega um peso enorme, quando a gente pensa em bruxa, logo vem em mente o nome Morgana e a imagem da Bruxa má do Oeste, e essa referência é tão grande, que por exemplo, a tia do bruxo Nino se chama Morgana também!

Quem lembra dessa personagem da infância de todo brasileiro da minha geração?

O Castelo Ra Tim Bum era uma das melhores séries da televisão brasileira, eu passei a minha infância assistindo a esse programa, ele era sensacional! Tão espetacular que eu estou mais do que devendo fazer um post especial só falando do Castelo Ra Tim Bum, porque? Porque ele é uma das maiores representações da fantasia no brasil, além de contar com a participação de atores de peso.

A Morgana do Castelo, era uma bruxa super gente boa, que vivia contando histórias e fábulas cheias de moral para as crianças, além de contar com uma amiga bem fora do usual, a Adelaide, que até hoje eu não sei dizer que ave é essa, é uma coruja? Oque a Adelaide é?


Malevola

A seguinte na nossa gigantesca lista de bruxas famosas, é a Malevola, a bruxa que amaldiçoou a princesa Aurora no dia do seu 16º aniversário, alegando que nessa data ela espetaria o dedo no fuso de uma roca (fiadeira, tear, sei lá é uma máquina antiga utilizada pra transformar pelo de ovelha em lã, ou seja, transformar o pelo crespo em dread, nada tira da minha cabeça que é assim que as coisas funcionam) e então a princesa entraria num sono profundo e infinito que só poderia ser desperto com o beijo de um principe.

Essa é uma bruxa muito legal, primeiro devido ao visual dela, a Disney definitivamente caprichou no 'concept art' dessa personagem. Ela também é muito legal porque (spoiler? ah para todo mundo já deve ter visto esse filme ou escutado essa história) ela se transforma em um dragão! Caramba, joga maldições que duram mais de uma década, vira um dragão, cria uma barreira gigantesca de espinhos inteligentes que atacam quem aparecer pela frente, essa bruxa é poderosa demais!


Reza a lenda, que estão produzindo um filme da Disney com atores reais inspirado nessa bruxa, que será interpretada pela Angelina Jolie, eu já vi um trailer passeando ai pelos confins profundos e abissais da internet, em outro post futuro eu me pronuncio sobre essa bruxa em questão, agora deixo vocês apenas com a foto da Angelina como a Malevola.


Bruxa Velha

Já que estamos falando da Disney aproveito pra falar de mais uma, a Bruxa Velha.

Sabemos que ela é na verdade a madrasta da Branca de Neve disfarçada, e que disfarce hen!

A intenção era parecer uma senhora simples, humilde, e inofensiva que estava apenas vendendo umas belas maças que ela havia colhido do pé pra vender e tirar uns trocadinhos para ajuda-la a sobreviver nesses tempos difíceis e de crise... mas os caras me desenham uma velha sinistra. Como que eu controlo o receio se eu sei que estou sendo caçada, e abro a porta de casa e dou de cara com uma velha corcunda, vestida em mantos macabros, com as unhas bem cumpridas e afiadas, além dessa cara de que ta apontando alguma? Eu fechava a porta e saia correndo. Mas tudo bem, da pelo menos pra dar risada do único dente que a bruxa tem na boca.

Essa figura me lembra que eu estou devendo fazer umas análises sobre o 'concept art' dos personagens, notem como todo vilão de olheiras. Parece que todo mundo que tem insônia ou dorme pouco é mal e quer acabar com a vida de todo mundo, eu hen.


Madame Mim

Madame Mim pra mim sempre foi a Morgana, porque? Porque ela é uma bruxa má na história do rei Arthur e é inimiga do Merlin. Mas eu não sei porque, na interpretação da lenda de Arthur feita pela Disney, essa bruxa era a Madame Mim.

O nome do filme é A Espada era a Lei, e eu adorava ele! Ainda lembro das musiquinhas, mentira, só um pouco, não sei se consigo canta-las.

Em determinado momento da história, o Arthur se mete em uma enrascada, como sempre, ele se vê dentro da casa dessa bruxa, que o transforma em um passarinho. Merlin aparece para salva-lo, e acaba entrando em um duelo de magos contra a Madame Mim. A brincadeira aqui era se transformar em qualquer animal para vencer o adversário, não valendo nem se transformar num dragão nem ficar invisível. Claro que a vilã trapaça e se transforma em um dragão, os bruxos e magos adoram essa criatura. Merlin o espertinho, se transforma num virus e deixa a Madame Min doente e com catapora.

A principal característica da Madame Mim é que ela é feia pra desgraça e adora dançar.

Hermione

Pocha mas se o assunto são bruxas, a gente sempre pensa em vilões em gente má, mas nem sempre bruxas são mulheres terríveis querendo amaldiçoar o mundo.

A famosa série Harry Potter conta a história de uma sociedade secreta de bruxos e bruxas, e uma das personagens principais é a CDF Hermione, a nerd dos nerds.

Nos livros é uma menina muito boazinha, estudiosa e esforçada. Daquelas que só tem olhos para os livros, que nunca falta as aulas, sempre faz as lições de casa, e tira as melhores notas da sala. Já nos filmes...

Bem, um dia numa resenha especialmente dedicada aos filmes Harry Potter eu comento com mais detalhes, mas Hermione só no 1º e 2º da série, depois a menina é apenas a atriz Ema Watson sendo ela mesma, me desculpem os fãs mas é verdade.

Então fiquem com a imagem da Hermione como a Hermione de verdade.


Bruxa do filme Willow

Eu já fiz uma resenha especial pra esse filme, o Willow, que entra como um dos filmes do fundo do baú. O filme é da Lucas Arts, vai saber se não se passa a muito tempo atrás, numa galáxia muito distante? Não é verdade?

Esse é um dos filmes antigos que eu mais curti, filmes antigos são complicados de se assistir com a nossa ótica de cinema moderno, cheio de ação e efeitos especiais pra todos os lados. Aqui os anões são pessoas com nanismo, o filme não tem nem muitas cenas de ação, nem nada demais, ele se sustenta apenas com a história e interpretação, algo que merece a minha credibilidade.

A bruxa em questão, cujo nome eu nem lembro mais, é mais uma clássica vilã que está tentando frustar os planos do rei. É sempre assim, as bruxas tem alguma coisa contra a realeza, se tem monarquia, tem bruxa querendo estragar as coisas. Acredito que deva haver alguma relação com a história do nosso mundo, um dia eu corro atrás de pesquisar mais afundo sobre isso.


Willow Rosenberg

Podem ficar tranquilos, porque se vocês já estão cansados de ler esse post sobre as bruxas, imaginem eu que estou escrevendo isso.

E ele não está nem perto de acabar...

Quem aqui lembra do seriado Buff, A Caçadora de Vampiros? Eu até curtia essa série quando era criança, não sei oque acharia dela nos dias de hoje.

Buffy começou como um filme adolescente com vampiros, bem água com açúcar. Mais tarde ganhou uma série, que deve ter feito considerável sucesso, visto que além de ter várias temporadas, um dos personagens da série ganhou uma série própria o Angel (série que eu gostava ainda mais do que Buffy, e que até hoje eu que acompanhava na FOX não sei como terminou).

Buffy é a série responsável por eu detestar Supernatural, porque? Porque eu já tive Buffy e Angel o suficiente na minha infância inteira pra ver os mesmos temas, ideias, e clichês repetidos novamente anos depois, já deu né?

A bruxa aqui em questão era a amiga nerd da protagonista Buffy, que na história se transforma em uma bruxa poderosa. Outro detalhe peculiar, a bruxaria gosta dos nerds né? Bruxa é sempre uma CDF. Portanto galera, cuidado com o bully, aquela sua coleguinh CDF pode virar uma bruxa poderosa e envenena-lo com uma maçã. (Ou nem já to viajando nesse post infinito)

O legal é que a atriz que faz a bruxa Willow, pra mim é a Lily do seriado How i met your mother, não importa quantos personagens ela já tenha feio, ela é a Lily e ponto final. Fora que ela não envelhece de jeito nenhum, essa mulher vive no formol, isso não é possível. (Formol? Vocês sabem que nos laboratórios a galera não usa formol a anos né? Eu que faço biologia garanto a vocês, só usamos alcool diluído a 70% é muito mais eficiente, mas isso são outros quinhentos, guardem a informação como curiosidade)


Cuca

E nosso folclore precisa ser valorizado por aqui também. A Cuca, que vem te pegar quando o papai vai pra roça e a mamãe vai trabalhar, a vilã dos vilões do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Engraçado como já foram feitas diversas séries e temporadas do Sítio em pelo menos mais de um canal, mas a referência de Cuca que eu tenho é essa mais moderna.

Só preciso confessar que não via essa série moderna, porque eu achava muito chata, sim... o Sítio tem que comer muito arroz com feijão pra ser Castelo Ra Tim Bum, pronto falei.


Bruxa do 'e lá vamos nós'

Não lembro dessa bruxa, eu não via Pica Pau, eu pra falar a verdade não gostava do Pica Pau, nem dele nem do desenho, mas enfim... essa bruxa aparecia por lá e tudo oque eu sei sobre ela é, ela dizia "e lá vamos nós"

É mais ou menos nessas horas que eu penso: "porque diaxo eu inventei de fazer esse artigo? porque não é um post coisa nenhuma, ele está colossal, ganhou proporções épicas, a lista de bruxas não acaba nunca, eu estou falando de bruxas que eu nem conhecia"

João e Maria Bruxa

Esse filme é péssimo, sério, um dos filmes mais desconfortáveis que eu já assisti. Falar mal dele não me levará a lugar algum, mas é importante lembrar que a história de João e Maria possui uma bruxa.

Daquelas bem legais. Na história, João e Maria se perdem na floresta e acabam encontrando uma casa inteiramente feita de doces. Por estarem a muito tempo sem comer e morrendo de fome, eles se aventuram na casa misteriosa, Maria é mais prudente mas João literalmente cai de boca.

Ao entrar eles são surpreendidos por uma bruxa que construiu aquela casa de doces para atrair crianças e engorda-las, pois ela as come depois. Sim, sinistro nesse nível, jantar crianças...

Na releitura que foi para os cinemas, essa é a versão da bruxa. Tudo bem que o filme está na lista dos mais trash que eu já vi, mas a maquiagem pelo menos é caprichada.

Baba Yaga

Baba Yaga é o nome de uma bruxa do folclore do leste europeu. (Quando o assunto é leste europeu todo mundo já fica tenso, com medo, e esperando as coisas mais bizarras possíveis. Eu não os culpo por isso.)

Não sei nada sobre essa bruxa, tudo oque sei é que a descrição dela é sinistra e extremamente criativa. A bruxa possui olhos ardentes como brasa, voa montada em um bicho bizarro e apaga os rastros do seu trajeto com uma vassoura, e mora em uma casa com pés de galinha que se move. Sim, bizarro assim...

Até que esse desenho que eu achei era simpático perto da descrição bizarra dessa bruxa.





Bruxas do stardust

Stardust foi um dos filmes mais interessantes que eu assisti. Simples e eficiente na sua execução, apesar de não ter nada demais como filme, e contar com alguns atores muito bons e outros muito ruins, a história é de um dos meus escritores favoritos de todos os tempos o Neil Gaiman, o lorde dos lordes da fantasia moderna.

E como uma boa história de fantasia, as vilãs são três bruxas imortais que precisam sugar a alma das pessoas para se manterem vivas e jovens.


Bruxas do filme abracadabra

Se você está aguentando ler até aqui já deve ter pensado nessas bruxas, é claro que elas não iriam faltar, foram as primeiras a serem lembradas. Detalhe, o nome de uma dessas Bruxas é Morgana também, porque sim, porque sempre tem que ter uma Morgana.

O legal é a personalidade das bruxas, tirando a líder, as outras são burras como portas, extremamente idiotas e submissas a líder. O filme Abracadabra já foi comentado aqui no blog no post dos melhores filmes e séries de Halloween, e é outro clássico dos mais legais, eu adoro esse filme.


Sindel do Mortal Kombat

Quem lembrou dessa bruxa aqui foi a minha amiga a Marianna, que morou uma cota comigo aqui na faculdade. A Sindel do jogo Mortal Kombat, que pra quem jogou lembra... essa tinha um grito potente.

O jogo era tão legal para os video games de 32 bits, então ao passar para 64bits e adiante foi ficando cada vez pior, hoje as versões para a geração 256 bits são perturbadoras de tão violentas, sou mais o jogo das antigas, de verdade.












Diabolin (Corrigido antes estava errado)

Muito bem, antes de mais nada eu tenho uma coisa a dizer, eu não gostava do desenho cavalo de fogo, pronto falei. Então não sei absolutamente nada sobre essa vilã, nada mesmo.

Achava o desenho muito chato, e tudo oque eu sei é que ela é uma bruxa e é má, e só isso mesmo.

Não vou nem entrar no mérito de pesquisar sobre ela, primeiro porque não gosto, segundo porque... gente o artigo (era post agora é artigo) está enorme e cansativo, qualquer coisas vocês já sabem que essa bruxa existe, já sabem o nome dela, já podem pesquisar por conta própria.


Bruxa do mar do popeye

Eu também não assistia ao desenho Popeye, só de vez em nunca. Mas eu me lembro dessa figura bizarra.

Lembram do que eu comentei anteriormente sobre o visual da bruxa? Notem como essa é também caricada, a galera adora colocar narizes enormes e queixos super proeminentes. Detalhe especial pra essa bruxa que tem barba... barba.... BARBA!












Bruxa da pixar

Ah essa também não poderia faltar. Segundo a teoria Pixar, que inclusive teve um episódio especial no canal nostalgia, essa bruxa é na verdade a versão idosa da Bu, aquela simpática menininha do filme Monstros S.A.

Essa bruxa sem nome, aparece no filme Valente (que eu adorei diga-se de passagem) e apronta umas brincadeiras (leia bruxarias) com a protagonista, infelizmente não posso entrar em mais detalhes porque eu estaria dando spoilers demais, não é verdade?

O detalhe legal dela é... ela adora entalhes de madeira, na casa dela tudo é feito de madeira. E ela usa esses alargadores legais, bruxa com visual arrojado ela hen.

vovo uranai

Eu simplesmente não consigo acreditar que um personagem da série Dragon Ball veio parar aqui nesse artigo, já apareceram bruxas de todos os tipos possíveis, essa aqui também não podia faltar.

Nem me lembrava mais dela, mas sempre tem aquele seu amigo pra te lembrar e te ajudar a fazer a matéria mais completa possível.

A vovó Uranai era a irmã mais velha do mestre Kame, e coloca velha nisso, segundo a minha pesquisa ela tinha mais de 500 anos. (Pocha quantos anos o mestre Kame tem?)

Ela é na história uma vidente, capaz de ver o futuro na sua bola de cristal flutuante, que ela também usa para passear levitando por ai. Lembrando que ela também possui o poder de recussitar um morto por apenas um dia.


Yubaba 

E nós chegamos finalmente a nossa última bruxa dessa lista enorme. (Eu ia falar colossal, mas já usei essa palavra demais, vocês já devem estar mais cansados do que eu)

Protagonizando a vilã do filme A Viagem de Chihiro, filme que ou as pessoas amam ou odeiam, no caso eu amei.

Yubaba na história é a supervisora do hotel dos espíritos onde a Chihiro fica hospedada em troca de serviços para o local.

Com essa cabeça gigante e esse visual que sinceramente me assusta, essa bruxa me lembra uma professora de inglês que eu tive na escola, é... eu tinha uma professora que parecia essa bruxa, nada contra a senhora e nem a aula dela, não tinha nada demais, mas a semelhança é impressionante.

[...]

E eis que finalmente chegamos ao final dessa matéria, artigo, ou seja lá oque tenha se tornado esse post.

Foi bem divertido de fazer, mesmo sendo cansativo. Adorei a ajuda que a galera me deu me lembrando do máximo número de bruxas que eles puderam, gostei da ideia e vou experimenta-la mais vezes.

Tudo bem que eu me ausentei por nada mais nada menos do que 2 meses, mas pelo menos esse post compensa pela quantidade de referências e material.

E por hoje é só galera, espero que vocês gostem das publicações do Wellington no quesito Magic the Gathering, qualquer dúvida deixe um comentário.

Até mais.




6 comentários:

  1. Uma curiosidade legal sobre a Bruxa do Pixar, ela é a boo do monstros S.A, como vcs podem ver (quem ja viu o filme) ela usa uma "porta magica", e se vcs verem bem, tem uns easter eggs (se eu errei o nome me dscp) do relampago mackqueen, do carro de pizza de toy story, e mais, um retrato de madeira do Sully! ela estava dando um jeito de chegar no sully novamente, mas acabou ficando presa um tempo la no reino da merida, quando ela conseguiu o amuleto de merida ela conseguiu ir embora e voltou pro sully, por isso ela n estava mais lá quando merida quis reverter oq havia feito!

    ResponderExcluir
  2. Malevola está errado, não é o beijo de um príncipe q despertaria a princesa, tanto q ele beijou e ela não despertou, era um BEIJO DE AMOR VERDADEIRO, daí então quando malevola arrependida se desculpa e se despede dela com um beijo ela se desperta, toda a premissa do filme rodava em torno deste desfecho q até me surpreende o erro.

    ResponderExcluir
  3. Faltaram a FEITICEIRA e a MALIGNA, do desenho HE-MAN. Além da Jinnie é um Gênio.
    Valeria a pena.
    Ah, corrija o "oque", por favor. kkkk
    Por que não "o que", separadinho? kkkk

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo: Não tem Morgana em "Hocus Pocus", as 3 bruxas se chamam "Wiinie, Sarah e Mary". E na história da Morgana em Brumas de Avalon ela é uma SACERDOTIZA...
    Minha filha se chama Morgana, é sim um nome forte, porém não é um nome "de bruxa" como mts dizem. É só um nome, assim como Sabrina, Samantha, Helena q ja foram nomes usados em "personagens bruxas" mas são apenas nomes. Não tem nada de errado ou de negativo com eles.

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook