domingo, 5 de maio de 2013

Post de número #300

Depois dessas ultimas duas semanas de jejum aqui no blog, entrei hoje e notei que haviam 299 postagens e que a próxima seria a de número 300.

Eu sei que é um número muito pequeno, principalmente para um blog de 2 anos de idade, mas pra mim que venho cultivando ele nesses anos e sozinha, é muita coisa!

Vou aproveitar esse momento aqui então para falar oque eu tenho achado do blog e oque eu tenho planejado para ele.



Apesar das visualizações terem caído significativamente desde o primeiro ano, eu superei essa fase de baixa divulgação, apesar de o blog hoje ser bem mais divulgado do que antes, e decidi focar no público alvo. Querendo ou não, meu blog é um blog de nicho e portanto focado àqueles que apreciam o seu conteúdo. Portanto eu desisti de ganhar quantidade e resolvi apostar na fidelidade daqueles que apareceriam nessa página mais vezes.

Infelizmente, não tenho postado com muita qualidade, nenhuma resenha interessante, nem livros ou coisas do gênero, mas tenho colocado todas as novidades possíveis, vídeos, imagens, anúncios, tudo oque pudesse estar relacionado ao tema fantasia.

E falando em fantasia, acho engraçado como esse gênero é obscuro. É irônico ver que muita gente adora filmes do gênero, adora livros e games principalmente, mas na hora do 'vamo vê' ninguém se importa com o estilo em si.

Oque é bem diferente do Terror por exemplo. Os filmes e livros de horror possuem um público super fiel mundo afora, inúmeros filmes, vários blogs e sites do gênero, fora documentários. A cada ano, algum ícone do horror entra na moda e leva o máximo de pessoas possíveis na sua onda de fama, atualmente a moda são os zumbis, um dia desses foram os vampiros, e por ai vai.

Mas e a fantasia? Não há uma época de moda dos magos, outra de moda dos elfos, ou outra na moda dos orcs. Também não há muitos blogs e sites do gênero. Oque eu vejo são blogs e sites de ficção que tratam de livros de fantasia e de outros também, e não apenas de fantasia e ponto final. Apesar de colocarem o tema 'fantasia' em destaque.

Então porque? Porque eu ouvi de tantos amigos e pessoas de todos os cantos que meu blog tinha um tema restrito demais, que ele deveria ser mais abrangente. Eu ficava brava, lógico, o tema fantasia já era amplo o suficiente.

Pocha nós temos inúmeros filmes, livros 'ad infinitum', games e até mesmo bandas com forte influência do gênero. Porque então ele seria tao restrito? Diversas vezes sugeriram que eu ampliasse para outros temas que fizesse um blog de nerdisses em geral. Mas e ai oque diferenciaria o meu blog dos demais? Blogs de 'nerdisses' existem aos montes para todos os lados, todos com o mesmo conteúdo, e pior... com muitos colaboradores ajudando a publicar freneticamente. E eu sou só a Carol, fazendo tudo sozinha.

Sim, antes que alguém me pergunte: 'Já pensou em chamar algum colaborador?', eu já chamei e não deu certo. Primeiro porque um dos colaboradores não publicava nunca! E segundo porque o outro colaborador, que também não publicava muito, não tinha o mesmo senso crítico que eu. Ai é uma postagem escrita diferente, com uma linguagem diferente, com uma mentalidade diferente, era diferente demais, e eu sou exigente com relação a padrões.

Engoli seco, e percebi que o gênero fantasia aqui no Brasil não é muito reconhecido, pro pessoal aqui fantasia é qualquer coisa, pior ainda é se dar conta de que fantasia é ambíguo, que pode ser tanto o gênero literário quanto uma roupa/disfarce para festas e eventos. (No original em inglês fantasia = fantasy, e fantasia = costume, perceberam? Não há margem para dúvidas)

Também escutei de muita gente que não possui blog, que nunca nem mexeu com isso, dicas de como fazer oque eu tinha que fazer. É difícil você dar ouvidos a alguém que você não tem noção da 'qualidade'. E eu sempre na humildade perguntando para aqueles que diziam: 'ah, eu já tive blog, fazia muito sucesso...' se eles podiam me ajudar com dicas e sugestões, e eles nunca tinham nada para acrescentar, uma pena...

Comecei a buscar novas referências e novas fontes de informação. Corrigi muitas coisas no layout e no designe do blog para torna-lo ainda mais profissional. Busquei dicas, sugestões, e muitas coisas para que ele ficasse cada vez melhor. Procurei outros blogs do gênero para me inspirar, percebi que o gênero era pouco valorizado até em outros países, mas o importante era não desistir do projeto inicial, fazer um blog de referência para toda a fantasia.

Agora hoje, eu vou manter o blog o máximo que eu puder, pelo máximo de tempo que eu puder, então se as postagens pararem, não se assustem, é apenas um período de tempo complicado que estarei passando.

E principalmente, se vocês tiverem amigos que gostam do gênero fantasia também, mostrem o blog para eles, e contribuam com críticas construtivas e sugestões para torna-lo cada vez melhor.

Além disso, se alguém tiver a vontade de começar um blog novo, ou que ainda estiver nos períodos iniciais do seu projeto, eu me disponho a ajudar no que for preciso, pois nesses dois anos adquiri uma excelente experiência no assunto. E acredito que a baixa visualização do Terra das Fábulas seja devido ao tema, que para alguns é restrito, e para mim é pouco reconhecido. Portanto não vou utilizar visualizações como referência para a qualidade do trabalho.

Depois de ter feito uma pequena cobertura de evento aqui pra vocês, espero que eu consiga fazer muitas outras, morando em Lavras é complicado, não só pela distância como também pelo dinheiro.

O jeito é dar tempo ao tempo, e ver oque mais eu poderei trazer pra vocês.

Fiquem no aguardo.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook