sexta-feira, 10 de maio de 2013

Desventuras em Série - O Filme

Desventuras em Série
Finalmente quebrando o jejum de diversas semanas sem postar uma resenha de algum filme de fantasia que mereça um pouco mais de destaque, eu solucionei esse problema assistindo a um filme que eu já deveria estar careca de assistir na televisão, Desventuras em Série.

O filme americano teve seu lançamento em 2004 e conta com a participação de Jim Carrey e Maryl Streep. Baseada na série de livro com o mesmo nome, a história mostra os acontecimentos narrados nos três primeiros livros.

Klaus, Violet e Sunny são três irmãos cheios de talentos e com algumas habilidades especiais bem fora do comum, um belo dia eles recebem a repentina notícia de que seus pais morreram em um inesperado incêndio que destruiu até mesmo sua casa.

Desamparados, os irmãos da família Baudelaire são levados pelo juiz para o seu parente mais próximo na cidade, o Conde Olaf.



Violet, Klaus, Sunny

Então em uma sucessão de desgraças que faz justo ao nome da série, as crianças são perseguidas e maltratadas pelo misterioso homem que apenas almeja e deseja a fortuna que restou da herança das crianças.

Com uma fotografia impecável e um elenco de peso, o filme conta com a presença de um narrador. Artifício não muito utilizado por filmes na atualidade, que surge justamente para dar um clima maior ao longa e passar aquela impressão de 'conto de fadas'.

Jim Carrey


Não há muitos efeitos especiais mesmo porque essa é uma história muito simples, o destaque fica por conta dos cenários e do figurino, impecáveis, do tipo que te transporta para algum momento em meados do Século XX mas que não te entrega em que década de fato a história se passa. Além disso, a maquiagem utilizada é muito boa e convincente, principalmente por parte do Conde Olaf (Jim Carrey) que a cada aparição está com um visual completamente diferente.

Desventuras em Série


Infelizmente, não pude notar muito da trilha sonora, ela passou um bocado despercebida por mim, apesar de que o 'narrador' da história fez questão de estar sempre lá para me irritar. Tudo bem que parte da narrativa é fundamental para criar um clima, mas a maneira como a história foi contada é cheia de comentários desnecessários sobre 'como aquela é uma história muito triste', achei bem chato.

Gostei da introdução contando um pouco sobre a personalidade de cada criança, e gostei mais ainda das maneiras que elas arrumavam para se safar de suas desventuras. Gostei dos atores escolhidos para cada papel, também gostei do clima do filme, com um toque de sinistro mas sem perder a magia.

Sunny, Violet, Klaus


O filme quase não é de fantasia, não há nenhum elemento de magia, mas há muito mistério. E falando em mistério, aproveito para dizer que o filme terminou do nada e sem explicação nenhuma. Tudo bem, eu sei que se trata de uma adaptação literária, mas não custava adaptar o final para torna-lo mais coeso já que eles não pretendiam fazer uma continuação tão cedo.

Desventuras em Série Livros


No geral o filme é sim muito legal, e supre algumas carências no cinema mundial no que diz respeito ao gênero fantasia, mas nem tanto. Ele é um eterno 'sessão da tarde' pra se assistir enquanto se faz as lições de casa do dia seguinte, e muito recomendado para crianças.

Assistam então o trailer do filme, e vejam como o figurino e o cenário carregam esse filme nas costas:



Para mais informações, visitem o site oficial: http://desventuras.zip.net/

[...]

E por hoje é só gente, espero que tenham gostado do filme, ou da resenha. Já estou dando meus pulos para manter conteúdo de filmes, são muitos, e eu me perco em quais eu não assisti e quais eu já vi mas ainda não fiz uma resenha para o blog.

Não se esqueçam de que ainda há uma enquete em aberto no blog, votem lá.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o Terra das Fábulas no Facebook