domingo, 30 de dezembro de 2012

Jumanji

Lá estava eu em um dia de ressaca pós festa, atoa na casa do namorando pensando no que fazer, quando mudando os canais ta TV a cabo eu me deparo com uma programação bem inusitada, ia passar o filme Jumanji, filme que até então eu havia assistindo apenas uma vez e já há muito tempo.

Me lembro que a primeira vez que eu escutei falar desse filme, foram numas férias em São José dos Campos na casa de uns primos, e pelo oque minha prima me contou parecia uma história terrível e assustadora.

A HISTÓRIA:

Tudo começa quando dois jovens garotos aparecem em um bosque desolado e distante da cidade dispostos a enterrar uma misteriosa caixa, e eles torcem para que ninguém tenha o azar de acha-la algum dia.

Muitos e muitos anos se passam, e um pequeno garoto filho de um grande empresário acha uma misteriosa caixa nos escombros de uma escavação enquanto fugia de outros meninos que lhe queriam fazer mal.





Após uma briga com seu pai, ele decide fugir de casa mas encontra uma amiga do colégio e ambos decidem ver oque havia na tal misteriosa caixa encontrada. Percebem que na verdade se trata de um jogo de tabuleiro, muito misterioso...

Rolam-se os dados, a partida começa, coisas bizarras começam a acontecer, morcegos aparecem, e o mais surpreendente, o pequeno garoto desaparece! E nunca mais é encontrado...

Mais alguns anos se passam, e um casal de crianças que acabara de perder os pais se muda para uma mansão que um dia foi lar de um grande empresário falido e seu filho desaparecido. Mais uma vez entediadas, as crianças acham uma misteriosa caixa com um jogo, e a brincadeira re-começa.



O FILME:

Com efeitos especiais muito bons para a época, aqui temos um filme realmente muito legal!

Tem ação, comédia, suspense, mistério, e é claro, fantasia. Não percebi a trilha sonora direito, oque significa que ela não é daquelas mais impressionantes. É também perceptível o quanto o cinema antigo valorizava maquiagem e bonecos em detrimento de computação gráfica.

Adorei a seleção dos atores, todos são muito bem convincentes, principalmente o Robin Williams.

Uma pena que o filme não é das melhores direções nem dos mais bem feitos, mesmo porque da pra achar vários erros de continuidade e até mesmo umas coisas sem sentido como cena do cara usando cinto de segurança no carro, corte, e cena dele já sem o cinto. Realmente uma pena.

Mas mesmo com os poréns ainda se trata de um filme muito divertido.

Outra coisa que deve ser levada em consideração, é fato de que Jumanji também é um filme baseado em um livro de mesmo nome. Oque eu acho um bocado triste, mesmo porque no momento em que eu penso ter encontrado um filme mais criativo eu acabo descobrindo que é só mais uma adaptação.



E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Para um filme de 1995 os efeitos especiais são definitivamente ótimos!

O ritmo do filme também, é bem infantil e tudo mais, mas conseguiu me prender a atenção até o fim.

E digo mais, assistindo a Jumanji e vendo a preocupação do roteiro de deixar tudo perfeitamente explicado e claro do início ao fim, eu lembrei de outros filmes que assisti e pensei: "Porque diaxo tem tanto filme sem pé nem cabeça por ai?" Não sei oque acontece com alguns roteiristas ou diretores que seus filmes começam do nada e caminham para lugar nenhum, é bizarro. Mas pra nossa sorte, não é o caso aqui.

Claro que essa história devidamente explicada acabou deixando o filme um pouco mais longo e com um começo mais parado, incluindo algumas cenas que poderia ser facilmente editadas.

De modo geral, o filme é ótimo! Deveria até mesmo passar mais vezes na sessão da tarde, eu só havia assistido ele uma única vez, meio absurdo isso.

Aproveitem então o trailer, e tirem suas próprias conclusões sobre os efeitos especiais:

 [...]

Fiquei em dúvida se colocava ele como nostalgia ou não, mas decidi que nostálgicos serão apenas aqueles antes dos anos 90's, melhor assim.

Esse filme acabou me lembrando outro, o Zatura, que apesar de eu nunca tê-lo assistido inteiro, cansei de ver partes picadas do filme, e é exatamente como Jumanji, mas na minha opinião bem mais chatinho. De qualquer forma vejo se eu o alugo qualquer dia desses pra tirar os atrasos de filme do blog pois faltam ainda muitos para aparecer por aqui.

Vendo agora o meu atraso de publicações do blog, eu também reparei que o número de visualizações caiu significativamente, uma pena, estou beirando as 7mil visualizações mensais, não sei se isso aconteceu porque o blog deu uma esfriada, ou se é porque estamos em final de ano e todo mundo está viajando e curtindo as suas férias, e não na frente do computador.

E por hoje é só gente, verei se ainda consigo a tempo colocar umas mudanças no blog para o ano que vem.

Até mais.

2 comentários:

  1. Sou o único que entendeu realmente que o Alan foi esquartejado pelo pai? e a história se trata disto...

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook