sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Fantástica Fábrica de Chocolates


Fala galera, voltando ao cronograma, e como vocês sabem, hoje é dia de filme.

Foi feriado semana passada e eu não podia deixar de aproveita-lo viajando para casa, para minha infelicidade, bateu aquela frente fria digna de Winterfell e para somar tudo, choveu, e como choveu.

Eis então que bateu a vontade de comprar várias gordisses no supermercado e alugar filmes felizes, e um deles foi um que eu já cansei de ver, mas achei que estava na hora de vê-lo novamente, A Fantástica Fábrica de Chocolates.

Mas não a versão clássica, orginal, e sim o re-make dirigido pelo aclamado por uns, e odiado por outros, Tim Burton.

Filme de 2005, estrelando Jonny Depp em um dos seus melhores personagens como Willy Wonka.

A HISTÓRIA:

Charlie é um menino muito, mas muito pobre. Tão pobre que mora em uma casa de apenas um cômodo com seus pais e seus avós maternos e paternos.


Simples, humilde, e muito maduro, Charlie adora comer chocolates, mas sua família é tão pobre, que ele só pode comer uma vez ao ano, como presente de aniversário.



É a semana do seu aniversário, e a gigantesca fábrica de chocolates do senhor Wonka, a maior, mais famosa e renomada chocolateria do mundo, anuncia uma promoção sensacional.

Jornais e noticiários divulgam que o Sr. Wonka distribuiu cinco bilhetes dourados entre seus chocolates, e os sortudos que encontrarem esses bilhetes terão o privilégio de visitar a fábrica, que está a anos fechada para o público.

E falando em fábrica fechada, é um mistério, ninguém sabe como ela ainda funciona, já que o Sr. Wonka demitiu todos os seus funcionários.

Os cinco bilhetes aos poucos vão sendo encontrados pelas crianças mais estranhas do mundo, e por Charlie... Um menino que teve apenas sorte.

E agora? Oque a fábrica de chocolates do Sr. Wonka tem de tão especial?



O FILME:

Do meu ponto de vista, não é esse o momento de compara-lo com a versão original, vamos discutir apenas sobre o filme em si.

Muito, mas realmente, muito bem feito. Tim Burton e Jonny Depp são uma combinação já manjada, incluindo é claro, a participação de Helena B. Carter , a esposa do diretor, que também está em todas.

A fotografia sinistra, o inverno eterno, o destaque das cores intensas como vermelho, azul e roxo se faz muito presente como em todos os filmes de Burton, aqui, serviu para exaltar como Charlie é pobre e como Willy Wonka é esquisito.



O roteiro ficou muito bem adaptado, tem momentos de tensão e comédia na medida, e algumas partes um tanto quanto nostálgicas, visto que o filme possui partes narradas em terceira pessoa, como se alguém estivesse nos contando uma história.

Os atores excelentes, cada um nos seus papéis, as crianças foram excelentemente bem escolhidas, os melhores que se pode imaginar, as interpretações ficaram realmente muito convincentes.

A trilha sonora, uma novidade, quase um musical, pois todas as vezes que rola um caos no filme, os Woompa Loompas aparecem para cantar uma canção que tudo tem haver com o momento.

Além é claro, de possuir aquele toque Tim Burton de músiquinhas esquisitinhas e sinistras ao mesmo tempo.

Então quer dizer que você prefere a versão antiga?


E AI CAROL? OQUE QUE ACHO?

Excelente!

E eis aqui o momento certo e adequado de comparar com a versão antiga.

Com todo o respeito, gosto mais dessa. Não sou muito fã dos saudosistas que insistem em afirmar que a versão antiga é sempre melhor. É verdade que algumas pessoas assistiram as duas, e realmente preferem a versão antiga, é gosto.

Mas nesse caso, posso afirmar que quem assistir a essa versão, não perde absolutamente em nada para a versão antiga, e quem já viu a antiga precisa assistir essa versão aqui.

Logo de cara, esse remake diz muito mais sobre o Sr. Wonka, sua história, como e porque ele virou o maior fabricante de chocolates do mundo, porque ele resolveu fazer a promoção dos bilhetes dourados, como ele é tão famoso no mundo inteiro, essas coisas que na versão antiga ficam e muito a desejar.

Há quem afirme que a versão antiga tem mais magia, eu acho que  está na medida, ambas ali muito próximas.

Outro detalhe interessante, na versão antiga, os Woompa Loompa cantam também, mas sempre a mesma música, nessa eles realizam um musical de fato.

De qualquer forma, é um filme excelente, um dos melhores do gênero, não é enjoativo, todas as crianças deveriam assisti-lo, pois é cheio de lições de moral importantes para se aprender.

Vejam aqui o trailer:



[...]

Acabou que eu vi esse filme apenas comendo cookies, bem podia ter comido mais besteiras, mas não consegui, sei lá porque, perdi meu paladar infantil, chocolate pra mim tem que ser amargo, enjoei de doces, passo na sessão de doces do mercado e meus olhos não brilham mais. Mas brilham com cervejas e vinhos importados, e queijos de alta qualidade, e condimentos, sei lá... Meu paladar finalmente ficou adulto, e eu prefiro comer Fondue de queijo ao de chocolate, sem dúvida.

E agora que acertei os horários do cronograma do blog, da minha vida, e de todos os meus compromissos, preparem-se, vem resenha de jogo vindo por ai, e um jogo fenomenal!

Até mais.

6 comentários:

  1. Olha só, eu recomendo o livro pra você ler, ele é simples e tem uma linguagem gostosa(dispense o trocadilho). Eu assisti ambas as versões, e particularmente prefiro a versão moderna, acho ela mais original e mais completa no quesito personagem, e também confesso ser fã de Depp/Burton, mas devo disseminar meu veneno em cima do fato de Helena B. Carter está totalmente apagada nesse filme, o que me entristeceu.
    Abraço e Vlw pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geonave, eu sei sim da existência do livro, e estou atrás dele tanto quanto estou do "A História sem Fim", mas são ambos raridades, e eu já vi que preciso de sebo para encontra-los. Um dos que estou lendo encontrei dessa maneira, qualquer dia desses sai resenha aqui no blog.

      E falando em Tim Burton, vem vindo filme dele nos cinemas por ai, vc viu?

      Excluir
  2. Dark Shadows, to sabendo sim, apesar de não achar que os filmes atuais dele são tão intensos quanto os antigos, eu estou aguardando esse filme, e junto com ele vem ai Abraham Lincoln - Vampire Hunter e Frankenweenie. Recomendo a você assistir o filme Big Fish, que é dele também, e é inspirado em um livro do mesmo nome, ambos o livro e o filme são muito bons, e eu considero o filme um dos melhores da carreira dele. Passando também para pedir que você fizesse um post sobre o novo álbum do Nightwish, que é uma das minhas bandas favoritas, o nome do álbum é Imaginaerum, que tem uma temática bem fantasiosa, e em breve vai ser lançado um filme pela banda, do gÊnero fantasia também, e que tem uma história bem.
    Vlw pela atenção que você dá ao pessoal que te visita, obrigado e continua escrevendo.
    Ah, se não for pedir muito, gostaria que você visitasse meu blog, onde escrevo poesia, textos e tal... Ta aí o endereço: http://palavrasdeumbardo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginaerum É UMA OBRA PRIMA DA MUSICA!!! Lógico que eu já escutei, e sim eu estou preparando um post só sobre ele!!! *.* To ligada que vai sair um filme.

      E já assisti Big Fish sim, ele junto com "Planeta dos Macacos" está nos filmes do Tim Burton que raramente são góticos e tem o Jonny Depp.

      E eu visito sim, muito obrigado você por dar dicas também, sugestões são infinitamente bem vindas ;)

      Excluir
  3. Eu adoro esse filme, só que nunca lembro o final. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Mas isso é bom! porque ai vc assiste ele novamente e sempre tem uma surpresa haha

      (Engraçado, tem filme que acontece isso mesmo, a gente sempre assiste, mas esquece do final, tipo filme da sessão da tarde)

      Excluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook