domingo, 8 de abril de 2012

O Cristal Encantado


Depois do fracasso do ultimo mês tentando desesperadamente cumprir com o cronograma de publicações do blog, resolvi recuperar o prejuízo em dia, já que estamos em semana de feriado.

A nostalgia dessa vez é o filme O Cristal Encantado, ou Dark Cristal do título original em inglês. Filme de 1982, dirigido por Jim Henson, e para quem não sabe, é o mesmo criador de Muppets! É um longa bem fora dos padrões que estamos acostumados, nada de atores, nada de computação gráfica, e também, nada de stopmotion, estamos falando de um filme feito com fantoches!

A HISTÓRIA:

Era uma vez... Uma raça de seres poderosos chamados Urskeks, um dia, durante um grande evento cósmico, o alinhamento dos três sois, o cristal encantado foi quebrado, e em consequência os poderosos Urskeks Se dividiram entre os Skekis e os Mystics.


Toda a maldade ficou com os Skekis e tudo oque havia de bom com os Mystics, que simplesmente fugiram para viver suas vidas em paz longe de todo o mal.



Muitos anos se passaram, e muitos morreram, restaram apenas 10 Skekis, e seu poderoso imperador está a beira da morte. O mesmo aconteceu aos Mystics, e o mais sábio de todos eles também está no final de seus dias.



Tudo começa quando Jen, o ultimo de sua espécie, um Gelfling, é convocado pelo Mystic ancião que lhe encarrega de uma missão muito importante, ele avisa que os três sois estão próximos de se alinhar novamente, e que isso acarretará num evento que pode mudar todo o mundo, quem sabe, até acabar com ele.



E para que tudo ocorra bem, Jen precisa ir atrás de Augrah, a bruxa que sabe o paradeiro do fragmento do cristal encantado.



O FILME:

Estamos falando de um verdadeiro clássico que eu sinceramente não sei como não faz sucesso até os dias de hoje. É como se os programas da televisão aberta tivesse desistido desses filmes divertido e apostado apenas naqueles de animais que falam e/ou praticam algum esporte. (Sem preconceitos, apenas acho esses filmes maçantes)



O destaque aqui fica para a produção, como disse anteriormente, não se trata de um filme  com atores reais, e sim fantoches, e que fantoches! O filme é extremamente bem feito, muitas vezes eu cheguei a me perguntar como foram feitas algumas cenas, elas me deixaram com a pulga atrás da orelha.

Mas essa é a bruxa mais feia que eu já vi na minha vida! E olha que já vi muitas bruxas hen...

 Outra coisa que merece muito destaque, é a trilha sonora. Caramba, quanto mais o tempo passa, mas eu vejo que os filmes de hoje estão caindo em qualidade nesse aspecto. Quando penso em trilha sonora, devo lembrar que eu me importo, e muito, com a autenticidade da mesma. Lógico que ao escutar as músicas aqui, vocês provavelmente podem achar mais do que clichê, mas lembre-se, essa trilha sonora é de mais de 30 anos atrás, as atuais é que andam copiando mais do que devem as de antigamente, está na hora dessa galera de Hollywood rever isso ai.



Devemos lembrar também do concept art, impecável. São quatro novas raças sendo retratadas por marionetes, são todos completamente diferentes entre si, muito legais, e consideravelmente criativos, outro ponto positivo.



E para fechar com chave de ouro, apesar da história ser super simples, ela é extremamente bem contada. Gosto disso. Me admita quando alguém faz bem feito alguma coisa, valorizo mais isso do que aqueles que resolvem inovar por inovar e acabam fazendo uma caca.



E AI CAROL? OQUE ACHO?

Muito legal. Tão legal que eu gostaria de ter assistido a esse filme quando era criança, provavelmente teria uma infância mais mágica, e com menos animais jogadores de baseball, sem preconceitos.



E assim como muitos outros, vale apena ser assistido. Bom, bom, o filme não é, não chega a ser algo tão, digamos assim, imperdível, mas diverte.

Veja o trailler:



[...]

Gostou do post? Então confiram também: Willow

[...]

Agora sim! Post durante todos os dias do feriado só para compensar o prejuízo dos últimos dias.

Foi filme, seriado, jogos, livro, e pra fechar com chave de ouro, nostalgia.

Aproveito também para lembrar que eu atualizei todas as páginas do blog, agora também temos o catálogo de filmes, livros e games mais completo, ainda muito longe do ideal, mas  estou caminhando para um progresso.

Até mais gente.

11 comentários:

  1. Opaaa!!! Gostei, nunca assisti esse filme, mas me parece muito bom também!!!

    Bom, ta na minha set list!!! Boa Karol!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk Carol com K, agora que eu vi.

      Mas então, Evandro, eu te passo o filme depois, esse é um dos filmes que ficaram realmente bons.

      Normalmente, os filmes de fantasia são tratados com um grande descaso, e acabam por serem muito, digamos assim, não mal feitos, e sim com uma história rasa, e atuações ruins, oque é uma pena.

      Mas como esse é de fantoches, ficou excelente!

      Excluir
  2. Olá! Esse filme parece interessante, e estou procurando por toda a net! Alguém aí sabe onde posso baixá-lo ou assistir online? Vlw :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...e ai Mayumi, o filme é bom sim! Mas então, acha-lo é um trabalho para garimpeiros de longa data, um amigo achou pra mim. Felipe, vulgo lad.

      Eu adoraria colocar link aqui no blog, mas to evitando por causa que o google é meio chato com essas coisas, eu posso no futuro não ter patrocínio...essas coisas.

      Então farei o seguinte, vo arrumar um jeito com meu amigo, e te mando de alguma forma. Deixa um e-mail de contato que a gente UPA isso, ou faz um Torret, blz?

      Excluir
  3. Gostei muito. E já tenho 65 anos, sou uma criança para estes filmes.
    Agradecido
    JH

    ResponderExcluir
  4. me lembro desse filme !!!! Vi com meu pai no Barrashopping ( Rio ) na época em que os cinemas eram na parte inferior do Shopping.Inicinho dos anos 80 (saudosismo puro - tempos que não voltam mais !!!! )

    OBS : Dá pra disponibilizá-lo por e-mail,pois já tentei várias vezes pelo Ares e a versão em espanhol é péssima ????

    fabriciodmartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Fabrício, já te enviei um e-mail, espero que tenha recebido.

      Enquanto isso, eu não fazia ideia de que esse filme havia passado nos cinemas aqui no Brasil, que incrível!

      Excluir
    2. oie eu gostario muito de assistir esse filme novamente mas não consigo achar em canto nenhum alguem ai sabe onde eu consigo

      Excluir
    3. Hey Milena, obrigada por visitar o blog.

      Então, infelizmente eu não sei te dizer onde conseguir esse filme, meu amigo Felipe (vulgo lad) é um desses ratos de internet e ele arrumou pra mim. Não faço ideia de como ele conseguiu.

      Excluir
  5. Olá,
    Acabei de assistir ao filme e só posso dizer que sinto falta de histórias assim. Encontrei ele por acaso no Netflix e pensei: que imagens bonitinhas, com certeza preciso ver. E foi o que fiz. Achei as personagens principais tão bonitinhas...
    Gosto de filmes assim, que trazem universos com elementos e seres totalmente novos ;)
    Super acho que vale a pena, mesmo que hoje em dia existam tantos filmes com milhões de efeitos especias, esse com certeza continua sendo muito atraente :3

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse filme quando era bem pequeno a mais de 30 anos, me lembrava de poucas cenas. Eu não sabia nem o nome para poder procurar. Então esses dias dei de cara com ele na Netflix e reconheci os bonequinhos na hora.

    ResponderExcluir

Curta o Terra das Fábulas no Facebook